Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Retrato de Fanny Mendelssohn


Ouça o Programa Completo:  




Fruto de uma sociedade machista e patriarcal, assim como tantas outras mulheres compositoras, ela ficou conhecida como a irmã mais velha de Felix Mendelssohn. No entanto, Fanny Cäcilie Mendelssohn, pianista e compositora nascida em Hamburgo, em 1805, deixou um catálogo com cerca de 460 obras.
“Começou a estudar música muito cedo. Sua primeira professora foi sua mãe, ótima pianista, e profunda admiradora da obra de J S Bach. Segundo comentários de seus contemporâneos, Fanny era extremamente talentosa, e aos 13 anos de idade era capaz de tocar de cor todos os prelúdios e fugas do cravo bem temperado”, introduz o maestro Galindo.
Neste primeiro programa, acompanhe a Sonata em dó menor para piano, o Quarteto de cordas em mi bemol maior e o ciclo da Canções de Jardim, opus 3.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.