Ouça o Programa Completo:
A expressão “Sonata” começou a ser utilizada para se referir às peças instrumentais, sem o uso de vozes. Contrapunha-se, portanto, à palavra “cantata”. No período barroco, séculos 17 e começo do 18, a Sonata se desenvolveu e passou a ser constituída de vários movimentos, segundo narra o maestro na introdução deste programa. “Na segunda metade do século 18 e início do século 19 ampliou-se mais ainda, nas mãos de Haydn, Mozart, Clementi e Beethoven”, diz.
“Em pleno Romantismo, a Sonata continuou a ser praticada por Schubert, Chopin, Mendelssohn, entre outros. Mas então, na segunda metade do século 19, ela viu-se ameaçada de extinção. Muitas vozes se ergueram declarando que a Sonata, bem como o Concerto e a Sinfonia, já estavam gastos, velhos e ultrapassados. Por pouco ela não desapareceu”, conclui Galindo.
Nesta audição, a história da Sonata do período Romântico é representada pela música de Brahms – Sonata para violoncelo e piano n. 1. Além de composições de Berlioz, Wagner e Dvorák.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS