Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Retrato do compositor Johann Pachelbel

Ouça o Programa Completo:


Assim como o Bolero, de Ravel, ou a Quinta Sinfonia, de Beethoven, o Canon, de Johann Pachelbel, é uma das peças mais célebres do repertório. “Com a celebrada peça de Pachelbel, vamos aprender o que é um ‘canon’ e um ‘ground’. E, depois, ouvirems outros exemplos, de compositores diversos”, adianta o maestro Galindo.

“Um canon é um tipo específico de contraponto. Um instrumento começa a tocar uma melodia; alguns segundos depois, outro instrumento começa a tocar a mesma melodia. A gente ouve portanto o Segundo instrumento repetindo aquilo que o primeiro acabou de tocar”.

“Ground significa justamente chão - o baixo seria o chão, o solo sobre o qual nasce tudo o que é vivo; musicalmente falando, as melodias e as variações, tudo o que tem diversidade”.


O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.