Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Retrato de François Couperin

Ouça o programa completo:


No terceiro programa que trata das contendas do mundo musical, o tema da conciliação entre França e Itália vem à tona. Não no universo da ópera, mas no meio da música instrumental. Neste ponto, o nome que vem à cena é o de François Couperin.

“Digo sem medo de errar que François Couperin é um compositor barroco injustiçado, pois merecia ser tão conhecido como seus contemporâneos Vivaldi, Handel ou J.S .Bach. Como este último, ele foi o mais destacado membro de uma família de músicos notáveis. Por isso é conhecido como Couperin le Grand - O Grande Couperin - para distingui-lo de seus parentes”, introduz o maestro.

Reconhecendo a importância de Corelli, Couperin virou a página da história, mesclando os estilos. Em destaque nesta audição, “Le Parnasse” ou “L'Apothéose de Corelli”, entre outras peças do compositor francês.