Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Frédéric Chopin

Ouça o programa completo:



“Chopin era de um talento musical formidável, de modo que ele não precisava de muito tempo para adquirir técnica. E por outro lado, sua imaginação fluia livremente. Assim, muito jovem ainda ele desenvolveu a habilidade de improvisar ao piano, e pós improvisar, procurava escrever o que havia tocado”, escreve o maestro Galindo.

“Passando os olhos por uma lista de composições de Chopin, encontramos diversos títulos que se repetem: Baladas, Scherzos, Improvisos, Marchas Fúnebres, Mazurcas, Berceuses, Escocesas, Boleros, Valsas, Noturnos, Estudos, Variações, Polonaises, entre outros. Então, vamos colocar uma certa ordem nisso tudo, e tentar entender as diferenças entre esses gêneros, diferenças que nem sempre são muito claras”, diz.

Neste primeiro programa, vamos ouvir os seguintes gêneros: polonaise, valsa, escocesa, tarantela, barcarola, bolero e mazurca.