Ouça o programa completo:
A expressão “Terceira Corrente” foi criada em 1961 pelo compositor norte-americano Gunther Schuller. Segundo o maestro Galindo, era, como o próprio compositor costumava dizer: um novo gênero musical localizado a meio caminho entre a música clássica europeia e o jazz. “Nessa época ele observou que havia muitos puristas, tanto na música clássica quanto no jazz, que consideravam qualquer influência da outra parte um verdadeiro crime às suas tradições.
Assim, ao criar essa expressão, ele procurou abrir caminho para os músicos e apreciadores que não compartilhavam daquele radicalismo”, diz João Maurício Galindo.
No terceiro programa desta série em quatro episódios, o maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein é o tema. “Bernstein estudou música em escolas de primeiríssimo nível, como a Universidade de Harvard e o Curtis Institute da Filadélfia. Depois de terminar os estudos, Bernstein seguiu para Nova Iorque, onde começou a trabalhar e tomar contato com música popular”, resume o maestro. Neste programa, são apresentados fragmentos da Sinfonia Jeremias e do balé Fancy Free, além de “Prelúdio, Fuga e Riffs” e das “Danças Sinfônicas de West Side Story”.
REDES SOCIAIS