Ouça o programa completo:
A expressão “Terceira Corrente” foi criada em 1961 pelo compositor norte-americano Gunther Schuller. Segundo o maestro Galindo, era, como o próprio compositor costumava dizer: um novo gênero musical localizado a meio caminho entre a música clássica europeia e o jazz. “Nessa época ele observou que havia muitos puristas, tanto na música clássica quanto no jazz, que consideravam qualquer influência da outra parte um verdadeiro crime às suas tradições.
Assim, ao criar essa expressão, ele procurou abrir caminho para os músicos e apreciadores que não compartilhavam daquele radicalismo”, diz João Maurício Galindo.
No quarto e último programa da série, o maestro apresenta “The Gates of Justice”, peça de Dave Brubeck, criada para promover a união entre os afrodescendentes e os judeus norte-americanos. "Ambas [as comunidades] foram escravizadas, arrancadas de sua terra natal, e lançadas à diáspora. E quando comecei a explorar sua música, fiquei espantado com as similaridades entre os spirituals e o blues dos negros e os cantos espirituais judaicos”, declarou Brubeck.
REDES SOCIAIS