Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet A Epifania, ou a visita dos três Reis Magos inspira parte do programa

Ouça o programa completo:


O dia primeiro de janeiro de 1726 é o ponto de partida para esta viagem. Nesta data, foram entoadas as palavras: “Senhor Deus, nós te louvamos”. Johann Sebastian Bach escreveu mais de 200 cantatas para os serviços religiosos da igreja luterana. “Muitas delas foram compostas para dias específicos do calendário litúrgico, sendo que cinco foram escritas especificamente para serem tocadas no primeiro dia do ano, como a cantata catalogada com o número 16”.

A segunda parada é 1873, ano em que Franz Liszt estreava seu monumental “Oratório Christus”, trabalho que levou quatro anos para ser concluído. Entre as duas cenas selecionadas para o programa, estão aquela que se passa no ambiente dos pastores e a da marcha dos pastores.

“O tema dos Reis Magos é carregado de mistério e fascina muita gente. Quem eram? De onde vieram? Por que vieram?”, pergunta o maestro. O tema, inspirou a “Canção da estrela” do compositor sueco Hilding Rosenberg. A última parada também diz respeito à Epifania. O maestro selecionou a “Canção dos Três Reis Magos”, de Max Bruch.