Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet O compositor Giuseppe Tartini

Ouça o programa completo: 


O concerto é um gênero musical que existe em diferentes estilos. Existe o concerto Barroco, concerto Clássico, o concerto Romântico. A essência do gênero é o contraste entre solista e orquestra.

“Hoje em dia, quando se fala em concerto, duas coisas estão necessariamente definidas: a presença de um solista, ou seja, um músico que toca sozinho, destaca-se, e é acompanhado por uma orquestra. Porém, no período Barroco havia exceções” explica João Maurício Galindo. “Mas algumas décadas mais tarde, já no período Clássico, não haveria dúvidas: os compositores chamavam de concerto uma obra que necessariamente tinha um solista acompanhado por orquestra”, diz. “Barroco, o clássico e o romântico são estilos”.

Nesta edição, o Concerto Italiano, de Johann Sebastian Bach, o Concerto para trompete e orquestra, de Giuseppe Tartini, o Concerto em mi bemol maior para violoncelo e orquestra, de Luigi Boccherini, o Concerto para piano n.4, de Ludwig van Beethoven, e o Concerto n.3 para violino e orquestra, de Saint-Saëns.