Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Ouça o programa completo:


“A percussão sempre foi usada com muita parcimônia nas primeiras sinfonias e aberturas de óperas. Aliás, em muitas partituras, era mesmo opcional. Outro fato curioso é que em muitas orquestras não havia a figura do percussionista especialista; às vezes quem tocava o tambor era algum outro músico da orquestra, como um trompetista, por exemplo. Assim, os instrumentos de percussão eram usados ocasionalmente e assim foi até metade do século 19”, explica o maestro. “Foi mesmo no século 20 que os instrumentos de percussão começaram a ser usados com generosidade pelos compositores”, completa.

Neste quarto programa da série, o universo da percussão é aprofundado pelo maestro, por meio de obras de Camille Saint-Saëns, Carl Orff, Ney Rosauro, Michael Burritt e Klaus Badelt