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Beethoven parte de Bonn para Viena com intuito de ter aulas com Wolfgang Amadeus Mozart. Com a morte prematura do gênio, acabou indo estudar com Joseph Haydn. Porém, não gostou das aulas com o professor “celebridade internacional” e foi estudar com um dos compositores mais respeitados de Viena – Johann Georg Albrechtsberger. As aulas foram produtivas. E, aos 21 anos, Beethoven decide aprender tudo sobre ópera italiana.
“A ópera em estilo italiano era verdadeiramente hegemônica em toda a Europa. Todos os centros musicais europeus, de Lisboa a São Petersburgo, contratavam compositores, cantores e instrumentistas italianos para suas casas de ópera. Assim, estando em Viena, a coisa a fazer era óbvia: falar com ninguém menos que Antonio Salieri”, conta João Maurício Galindo.
Os exercícios de composição do aluno Beethoven, abrem esta audição. Que segue com uma cena dramática e uma ária de concerto, além das raríssimas incursões de Beethoven pelo mundo da ópera. “Poucos sabem que Beethoven, antes de Fidelio, tentou a composição de uma outra ópera, que deixou incompleta”, adverte o maestro.
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