Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Cultura Brasil
Cultura Brasil Estúdio da Cultura Brasil

O que é FM estendida?
A transmissão de rádio por AM tornou-se inviável em razão de suas características técnicas, com muita interferência no sinal, ruídos constantes, interrupções e má qualidade sonora.

Por isso emissoras que operam nessa faixa de frequência, entre 520 e 1.710 kHz, reivindicaram ao Ministério das Comunicações a migração dessas estações para a faixa de FM (de 87,7 MHz a 107,9 MHz).

Essa migração já acontece em várias cidades do Brasil. Porém, principalmente nos grandes centros urbanos, não há espaço para que ela ocorra, pois o espectro já está todo ocupado.

Com o desligamento da TV analógica, canais 5 e 6, abriu-se espaço na faixa de radiofrequência, que pode ser ocupado pelas emissoras que operam hoje em AM. Esta faixa é conhecida como FM estendida, ou seja, uma ampliação da faixa de Frequência Modulada que passa a ser de 76,0 a 108,0 MHz. Com essa ampliação, nos grandes centros urbanos, as emissoras que operam em AM podem transmitir sua programação entre 76,1 e 87,5 MHz.

Meu rádio sintoniza FM estendida?
Os rádios antigos não. Por meio da portaria interministerial n. 68, ficou acertado que todos os aparelhos de rádio produzidos na Zona Franca de Manaus a partir do dia 1º. de janeiro de 2019 devem ser capazes de sintonizar a faixa de frequência modulada estendida, entre 76 e 108 MHz, inclusive os rádios dos automóveis.

Quando a faixa FM estendida começa a operar?
No dia 07 de maio de 2021, 

A Rádio Cultura Brasil está na FM estendida?
A Rádio Cultura Brasil é a primeira emissora em São Paulo a operar nessa frequência estendida. A partir de zero hora do dia 07 de maio, a programação da nossa emissora pode ser acompanhada na FM Estendida, em 77,9 MHz.

Será a mesma programação do AM?
Será a mesma programação com novidades. A programação entre 14 e 16 horas será ao vivo, com transmissão com câmera pelo site culturabrasil.com.br. Teremos o novo formato do Cultura Livre em duas edições semanais, sábado e domingo às 13h00, apresentado por Roberta Martinelli e a nova temporada do Programa do Estudante, com estreia no domingo, 09 de maio, às 16h00.