Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ali Karakas
Foto: Ali Karakas Egberto Gismonti

A Rádio Cultura Brasil apresenta Egberto Gismonti em gravação exclusiva da emissora realizada na Sala São Paulo no dia 06 de março último, em recital promovido pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer).

Trata-se de uma apresentação solo, com Egberto ao piano, tocando obras de sua autoria e também de Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos, Dorival Caymmi e Tom Jobim. O repertório do programa conta com as seguintes obras:

1. Egberto Gismonti
“Forró” / “Maracatu”
2. Egberto Gismonti
“Baião Malandro” / “Infância” / “Choro da Maratonista”
Dorival Caymmi
“Maracangalha”
3. Tom Jobim / Chico Buarque
“Retrato em branco e preto”
Egberto Gismonti
“Cigana”
4. Egberto Gismonti
“Sete Anéis”
Charlie Haden
“Silence”
5. Pixinguinha / João de Barro
“Carinhoso”
6. Egberto Gismonti
“Realejo”
Heitor Villa-Lobos
Dança: Miudinho, de "Bachianas Brasileiras nº 4"
7. Egberto Gismonti
“Palhaço”

Sobre Egberto Gismonti

Um dos mais extraordinários artistas brasileiros, Egberto Gismonti possui mais de 70 discos gravados, alguns deles sendo Disco de Ouro, muitos deles gravados pelo selo alemão ECM, parceria estabelecida desde o final da década de 1970.

Nascido em Carmo, cidade do Rio de Janeiro próxima a Minas Gerais, vem de uma família de músicos, filho de mãe italiana e pai árabe. Estudou em Paris com dois dos mais importantes nomes do século XX: Jean Barraqué, discípulo de Schoenberg, e Nadia Boulanger, professora de figuras como Bernstein, Piazzolla, Quincy Jones e Almeida Prado.

A trajetória musical de Egberto Gismonti passa pelos universos clássico, de vanguarda, do jazz, popular e folclórico, incluindo ainda seu encontro com os povos indígenas e o envolvimento com outras linguagens artísticas como o teatro, a dança e o cinema. Ao longo de sua trajetória artística estabeleceu inúmeras parcerias com Jan Garbarek, Charlie Haden, Naná Vasconcelos, Marlui Miranda, Yo-Yo Ma, Mauro Senise, Zeca Assumpção, entre outros.


Especial Egberto Gismonti, piano
26 de maio – domingo – 17 horas
Roteiro e Produção: Angelo Mugia
Apresentação: Hélio Vaccari
Cultura Brasil
AM – 1,200 kHz
FM – 77,9 MHz
App – Cultura Play