Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foi na era barroca – aproximadamente 1600-1750 – que a noção de orquestra realmente se destacou, e os compositores começaram a sobrepor instrumentos em polifonia complexa – diferentes partes musicais – e harmonia .

A ópera também começou em grande estilo, com as de Handel e Purcell permanecendo entre as mais executadas ainda hoje.

Escrevendo para instrumentos um pouco diferentes dos de hoje, incluindo instrumentos de cordas com cordas de tripa, a suave viola de gamba e alaúdes e teorba semelhantes a violões, aqui estão alguns dos maiores compositores barrocos que já existiram.

Ouça o programa Barroco Contínuo:


Tomaso Albinoni (1671-1751)

Albinoni , contemporâneo do compositor barroco italiano Vivaldi, era famoso em sua época pela ópera.
Mas isso pode surpreendê-lo, pois hoje ele é amado por obras instrumentais, incluindo seu Adagio em sol menor e seu Concerto para oboé


Johann Sebastian Bach (1685-1750)

É difícil pensar em um instrumento contemporâneo para o qual Bach não escreveu. E sua produção foi tão inspiradora quanto sua música sublime – de cenários sagrados de histórias de paixão, cantatas, corais e árias, a sonatas e concertos instrumentais, coleções de teclados virtuosísticos e cânones tão complexos quanto qualquer um que já vimos. O gênio compositor alemão e extraordinário improvisador de órgão realmente conquistou seu lugar duradouro no cânone musical.


George Frederic Handel (1685-1759)

O peso pesado barroco alemão e inglês Handel é famoso por suas óperas, oratórios, hinos e concertos de órgão. Sua música para todas as ocasiões, como o coro 'Aleluia' e Música para os fogos de artifício reais (Noite de Guy Fawkes) ainda são marcadores musicais populares em nossos anos civis.


Henry Purcell (1659-1695)

O compositor inglês e virtuoso do teclado Purcell também se destacou no gênero operístico, sua coroação foi Dido e Aeneas, que inclui a ária comovente, 'Dido's Lament'.Purcell foi organista da Abadia de Westminster e também atuou como organista da Capela Real. Ele compôs para a família real e foi guardião de instrumentos reais, além de ser um compositor da corte em sua vida.


Antonio Vivaldi (1678-1741)

Vivaldi escreveu algumas das músicas mais populares da época barroca, se não de toda a música clássica.  As Quatro Estações soam tão frescos e deliciosamente surpreendentes quanto eram quando foram escritos pela primeira vez. E suas obras sagradas, incluindo Stabat Mater e Nisi Dominus , também estão no auge de seu gênero.

Qual outro compositor você acha que faltou nesta lista? Manda no nosso Instagram @_culturafm