Especiais Rádio Cultura

Cultura FM celebra os 150 anos de Sergei Rachmaninoff

Durante este mês de abril a Rádio apresenta obras do compositor russo.


01/04/2023 16h28

Sergei Vasilyevich Rachmaninoff nasceu na província de Novgorod, no Império Russo, em 1º de abril de 1873. Pianista virtuoso, regente e compositor, Rachmaninoff começou a estudar piano aos quatro anos. Foi aluno de Anton Arensky e Sergei Taneyev no Conservatório de Moscou, onde se formou em 1892. A maior parte de sua produção musical data dos anos anteriores à Revolução Russa. Em 1918 (após a Revolução), o compositor mudou-se com a família para os Estados Unidos onde morreu em 28 de março de 1943. Portanto, 2023 marca os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff e também os 80 anos de seu falecimento.

Para celebrar a data e homenagear o compositor russo a Cultura FM apresenta suas obras durante todo o mês de abril em diversas produções de sua grade de programação.

No dia 1º, às 15h, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo apresenta em seu Empório Musical o célebre “Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18” (com o pianista Daniil Trifonov) além de trechos da ópera Aleko e pequenas peças para piano na interpretação do próprio Rachmaninoff.

No dia 2, às 9h, o programa Laudate Dominum, do pianista e compositor Amaral Vieira traz a “Liturgia de São João Crisóstomo para coro a capella, Op. 31”. Os intérpretes são: Natalia Gerasimova (soprano), Alexei Karakuts, (tenor), Sergej Kutanin e Yuri Baikov (baixos) e Coro de Câmara de Moscou, sob a regência de Vladimir Minin.

Entre 3 e 9 de abril, João Marcos Coelho apresenta no CD da Semana, o disco recém lançado (pela Harmonia Mundi), “Nikolai Lugansky – Sergei Rachmaninoff: Études-tableaux – 3 Pieces”. O álbum fica disponível para ser ouvido no site da rádio e os comentários de João Marcos e algumas peças serão apresentadas nos programas Estação Cultura (terça e quinta, às 10h30) e Tarde Cultura (quarta e sexta, às 15h30).

A cada dia da semana os programas trazem peças de Rachmaninoff em sua programação: Desperte com os Clássicos (às 7h), Estação Cultura (das 10h às 12h), Concerto do Meio-Dia, Seleção do Ouvinte (às 13h), Tarde Cultura (das 15h às 17h) e o horário dedicado ao piano, às 14h. Entre os destaques destes horários estão os pouco conhecidos quartetos de cordas do compositor, que serão apresentados no Tarde Cultura: “Quarteto nº 1” na interpretação do Quarteto Orava (dia 6, às 15h) e o “Quarteto nº 2”, com o Quarteto Elysée (dia 14, às 16h).

Em O Prazer da Música (dias 7, às 23h e 8, às 11h), Marcelo Jaffé apresenta o “Concerto nº 3 para piano em ré menor, op. 30”, com o pianista Arcadi Volodos e algumas peças para piano solo na interpretação do próprio Rachmaninoff.

No dia 9, em Contrastes (às 13h, com reapresentação no dia 15, às 22h), o violinista Emmanuele Baldini traz trechos dos “Trios Elegíacos nºs 1 e 2.

No dia 13, o maestro Julio Medaglia comenta a “Sinfonia nº 2 em mi menor, op. 27” de Rachmaninoff, no programa Fim de Tarde.

O Conexão Europa do dia 15 (20h) traz um concerto realizado em 3 de junho de 2022 na Sala Berwaldhallen em Estocolmo, Suécia, com o pianista francês Lucas Debargue ao lado da Sinfônica da Rádio da Suécia, sob a regência do russo Maxim Emelyanychev interpretando o “Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18”.

O maestro João Maurício Galindo apresenta em seu Encontro com o Maestro (dias 17, às 23h e 23, às 10h) uma das mais conhecidas obras do compositor, a “Rapsódia Sobre um Tema de Paganini para piano e orquestra em lá menor, op. 43”, na versão de Vladimir Ashkenazy com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, sob a regência de Bernard Haitink.

O programa João Carlos Martins traz no dia 22, às 10h (e no dia 25, às 22h) duas peças importantes do compositor: “Variações sobre um tema de Corelli, Op. 42” e o “Concerto nº 1 para piano e orquestra em fá sustenido menor, Op. 1”, ambas com o pianista russo Vladimir Ashkenazy.

João Marcos Coelho, em O que há de novo? (dias 26, às 23h e 29, às 18h) apresenta faixas do recém lançado disco “Rachmaninoff” (selo Chandos) gravado pela Sinfonia of London, sob a regência de John Wilson. No programa estrão peças como o poema sinfônico “A Ilha dos Mortos, Op. 29”, o 3º mov. Allegro da “Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 44”, além de uma versão para orquestra de cordas de dois movimentos do “Quarteto nº 1”, na interpretação da Nova Filarmônica de Câmara de Colônia, sob a regência de Volker Hartung.

Encerrando o mês, no dia, 30, às 15h, Chico Carvalho traz em Teatro de Ópera, duas pequenas obras de Rachmaninoff: “Aleko”, ópera em um ato com libreto de Vladimir Nemirovich-Danchenko, sobre o poema “Os Ciganos” de Alexander Pushkin e “Francesca da Rimini”, ópera em dois quadros, com prólogo e epílogo, com libreto de Modest Tchaikovsky, sobre Dante. Entre os solistas das duas peças estão Sergei Leiferkus (barítono), no papel título de Aleko e como Lanceotto Malatesta, o príncipe de Rimini na segunda ópera; Ilya Levinsky (tenor), como o Jovem cigano em “Aleko” e como Dante em “Francesca da Rimini”; Maria Guleghina (soprano), como Zemfira em Aleko e no papel título de Francesca da Rimini; Anne Sofie von Otter (mezzo-soprano), no papel da velha cigana em “Aleko” e Sergei Aleksashkin (baixo), como a Sombra de Virgílio em “Francesca da Rimini”. Neeme Järvi rege o Coro da ópera de Gothenburg e a Orquestra Sinfônica de Gothenburg.

_________________

Homenagem a Sergei Rachmaninoff – 150 anos de nascimento

Durante todo o mês de abril na Cultura FM - 103,3Mhz

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família