João Donato – Simples e Genial
As rádios Cultura FM e Brasil apresentam um especial em homenagem ao grande músico
21/07/2023 15h39
No dia 17 de julho, a música popular brasileira perdeu um de seus maiores nomes: João Donato.
Compositor, arranjador, cantor e instrumentista, Donato começou na música na época da Bossa Nova e seguiu ativo até sua morte. Teve como parceiros nomes como os de João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Céu, Jards Macalé, Chico Buarque, Tom Jobim, entre tantos outros.
Para homenageá-lo, as rádios Cultura FM e Cultura Brasil apresentam o especial inédito “João Donato – simples e genial” em homenagem a este músico completo. No programa, com duas horas de duração, estão trechos de entrevistas de Donato concedidas à emissora em diferentes momentos, depoimentos de personalidades do mundo musical como João Marcelo Bôscoli, André Mehmari, Patrícia Palumbo, Sidney Molina e Paula Morelenbaum, além das composições de João Donato, por ele mesmo e por seus parceiros.
Natural de Rio Branco, no Acre, João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 e faleceu no Rio de Janeiro, aos 88 anos, no dia 17 de julho. No dia de sua morte Caetano Veloso escreveu em suas redes sociais sobre a música de Donato: “A mais alta conquista de extrema complexidade em extrema simplicidade”.
Ouça o programa completo:
REDES SOCIAIS