Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marco Borggreve
Foto: Marco Borggreve Antonio Meneses

Ouça o especial completo:


A Cultura FM lamenta o falecimento do violoncelista brasileiro Antonio Meneses em decorrência de um câncer. Desde o início da carreira como músico da OSB no Rio de Janeiro, até a mudança para a Europa em meados dos anos 70, Meneses sempre foi sinônimo de entusiasmo, dedicação e talento. Mesmo distante do território nacional, nunca se esqueceu do Brasil, retornando regularmente ao seu país para se apresentar em concertos, recitais, e ministrar aulas. Vencedor da medalha de ouro no concurso Tchaikovsky em Moscou no ano de 1982, Antonio Meneses é até hoje o único sul-americano a conquistar o feito, torando-se referência mundial do violoncelo.

Antônio Meneses nasceu na cidade de Recife em 1957. Egresso de uma família de músicos, ele começou os estudos de violoncelo aos 10 anos de idade. Aos 16, conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro, e foi convidado para se juntar às aulas que o músico italiano ministrava em Düsseldorf e depois em Stuttgart, na Alemanha.

Além de solista nas principais orquestras do mundo, Meneses integrou o lendário Beaux Arts, com Menahem Pressler ao piano. Fez duas gravações para a Deutsche Grammophon com Herbert von Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim (Concerto Duplo de Brahms com Anne-Sophie Mutter e Dom Quixote de Richard Strauss), e lançou as obras completas para violoncelo de Villa-Lobos pelos selos Auvidis France e Bis.

A vida sem o violoncelo teria sido certamente muito diferente, mas não consigo mesmo imaginar como. É algo inconcebível, inimaginável para mim. Sinto que teria sido uma vida triste. Eu não sei dizer o que mais eu poderia ter feito”. Antonio Meneses.

Ouça o Especial “Vida e Trajetória de Antonio Meneses, Violoncelista Brasileiro”. Uma homenagem ao grande músico do nosso país.