Ouça ao especial apresentado pelo Estação Cultura
Escritor, jornalista, produtor musical, técnico de som, pesquisador, contrabaixista e musicólogo Zuza Homem de Mello era muitos e era único. Ele morreu na madrugada desse domingo, aos 87 anos. Segundo a família, Zuza morreu enquanto dormia, por infarto agudo do miocárdio.
Ele foi um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira e tinha acabado de finalizar a biografia de João Gilberto. Com uma larga experiência como produtor e diretor musical, dirigiu shows e festivais e produziu discos de Jacob do Bandolim e Orlando Silva, entre tantos outros artistas.
É autor de livros como “Música popular brasileira cantada e contada”, “A canção no tempo” e “A era dos festivais”. Seu último lançamento foi “Copacabana: A Trajetória do Samba-Canção”. Zuza Homem de Mello foi o primeiro entrevistado do Estação Cultura, na estreia do programa no último dia 2 de março, como lembrou Teca Lima na abertura do programa de hoje.
O produtor musical João Marcelo Bôscoli e o compositor e multi-instrumentista André Mehmari deram o seu depoimento sobre Zuza e Teca lima lembrou a entrevista que realizou com o jornalista, em 2018, sobre o disco antológico, “Chega de Saudade”, de João Gilberto.
Durante todo o programa desta segunda-feira, 5 de outubro, Zuza Homem de Mello foi lembrado. O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho, dedicou sua coluna musical a Zuza e à sua paixão por Duke Ellington.
O maestro Julio Medaglia e o músico e compositor Maurício Pereira também deram seus depoimentos, no encerramento do programa e das homenagens a Zuza Homem de Mello.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS