Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Acervo Alberto Nepomuceno
Foto: Acervo Alberto Nepomuceno Alberto Nepomuceno

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


Considerado um dos principais compositores nacionalistas brasileiros, Alberto Nepomuceno de Oliveira morreu em 16 de outubro de 1920. O cearense, nascido em Fortaleza em 6 de julho de 1864, teve a trajetória guiada pelo sonho de levar a cultura brasileira para a música erudita. É dele a frase “Não tem pátria um povo que não canta em sua língua”, ainda definidora do papel exercido para a criação de obras eruditas em português. Na época, um concerto em língua portuguesa era algo quase inconcebível devido à forte influência europeia, especialmente a ópera italiana.

Para o pianista e musicólogo Dante Pignatari, Alberto Nepomuceno queria inserir a criação brasileira na vanguarda musical de sua época. “Ele foi o responsável por trazer a modernidade musical para o Brasil”, afirma.

Dante Pignatari faz parte de uma geração de pesquisadores que, desde a década de 1990, têm contribuído para a revisão da figura de Nepomuceno para além de um mero precursor do nacionalismo musical. Ele é autor de duas obras publicadas pela Edusp: “Canções para voz e piano”, com partituras de Nepomuceno, e “Canto da língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira”, resultado da tese de doutorado defendida em 2009 na Universidade de São Paulo. “Quando a gente estuda essas canções, fica evidente que Nepomuceno cria o primeiro cancioneiro erudito brasileiro. Ele é um dos grandes fundamentos da música brasileira”, afirma o pesquisador. Além das canções, mais de 70 para piano e voz, Alberto Nepomuceno deixou como legado um conjunto de obras, entre música sacra, orquestral, óperas, trios e quartetos.

Veja também:

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.