Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Yuri Tarone
Foto de Yuri Tarone Lorenzato. Sem título, 1980. Óleo sobre tela e madeira

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro.


Artistas de gerações distintas, Lorenzato (1900 -1995) e Bruno Faria (1981) lançam seus olhares para a paisagem. E está nesse importante e tradicional gênero da pintura, o ponto que une as obras do mineiro e do pernambucano na exposição Horizontes: Lorenzato e Bruno Faria. A mostra entra em cartaz nesta quarta (21) no site da Galeria Marília Razuk, de São Paulo, inaugurando parceria inédita com a mineira Periscópio. As duas galerias representam o pernambucano Bruno Faria, idealizador deste encontro com paisagens de Amadeu Lorenzato.

Ao colocar os dois artistas em diálogo, a mostra Horizontes apresenta ao espectador duas poéticas. E, cada uma à sua maneira, mantém o enigma da paisagem que se apaga, mas que também resiste. Enquanto Lorenzato representava a realidade mineira cotidiana, utilizando cores essenciais e as técnicas herdadas do ofício de pintor de paredes, Bruno Faria afasta-se da linguagem tradicional da pintura para uma aproximação conceitual. Na série Lembranças de Paisagem, o artista garimpa em feiras de antiguidade flâmulas/bandeiras produzidas nas décadas de 1960 e 1970, que trazem imagens de paisagens correspondentes ao imaginário de cidades brasileiras. Vistas na época como souvenirs, cartões-postais ganham a intervenção de Faria por meio da pintura, retirando os textos e deixando apenas a imagem da paisagem de cada cidade.

Veja também: Farol Santander reabre com melhorias e nova exposição

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.