Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Capa do Disco
Capa do Disco Disco Cello Suites for Piano Solo

Ouça a coluna de João Marcos Coelho


Em álbum recém-lançado pelo selo Grand Piano (disponível nas plataformas digitais), a pianista Eleonor Bindman interpreta as célebres seis suítes para violoncelo de Johan Sebastian Bach. Nascida em Riga, capital da Letônia, e radicada nos Estados Unidos, ela tem um gosto especial por transcrições. Gravou, em 2018, um álbum ao lado da pianista Jenny Lin, com os seis Concertos de Brandenburgo, de Bach, em transcrição para dois pianos. “Agora ela se aventura nas suítes de violoncelo”, conta o crítico musical.

João Marcos Coelho também analisa as declarações de um dos maiores cultores da transcrição na história da música, o pianista e compositor ítalo-germânico Ferruccio Busoni, que viveu entre 1866 e 1924. Segundo ele, Busoni perseguiu um ideal e conseguiu realizá-lo “com suas magníficas transcrições para piano de obras originais para órgão de Bach”.

Veja também: Mostra de Cinema de São Paulo começa em versão on-line

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.