Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Sara de Santis
Foto de Sara de Santis Ações do Educativo Flip na Festa Literária de Paraty em 2019

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


O Educativo FLIP, pilar permanente da Festa Literária Internacional de Paraty, está na reta final da campanha de financiamento coletivo para dar continuidade ao projeto e manter a programação até março de 2021. As doações podem ser feitas até 28 de outubro no site Benfeitoria. Criado na primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty, em 2003, o programa educativo visa formar leitores e democratizar o acesso ao livro.

Ações como mediação de leitura, formação de acervos e apoio pedagógico a escolas da rede pública na cidade fluminense estão dependendo da campanha de financiamento coletivo criada pelo Educativo FLIP. Desde o mês de março, com o início da pandemia, o programa dirigido por Belita Cermelli distribuiu 11 mil livros às comunidades locais, além de cestas básicas e kits de higiene. Com as crianças fora da escola, a solução foi levar histórias até elas. Mas faltam recursos para assegurar a manutenção do projeto, que inclui a programação da Flipinha (para crianças), da Flipzona (para adolescentes) e a Biblioteca Comunitária Casa Azul.

Por causa da pandemia, a Festa Literária Internacional de Paraty foi adiada para o mês de dezembro (de 3 a 6), em formato virtual e sem autor homenageado. As ações da Flipinha, também on-line, começam um pouco antes, em 24 de novembro. Educadores da região foram convidados para compor o comitê curatorial que está definindo a programação para crianças e adolescentes.

A campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria tem três metas de arrecadação e é na modalidade tudo ou nada.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.