Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Capa do Disco
Capa do Disco Mirga Gražinytė-Tyla Weinberg: Symphonies nos. 2 & 21

Ouça a Coluna musical de João Marcos Coelho


Em sua coluna musical, o crítico João Marcos Coelho destaca o álbum da Orquestra Sinfônica de Birmingham, que acaba de ser escolhido pela revista inglesa Gramophone como melhor álbum sinfônico e CD do ano na temporada 2019/2020. O cobiçado prêmio da mais antiga publicação dedicada à música clássica se estende à kremerata Baltica e ao violinista Gidon Kremer, regidos por Mirga Gražinytė-Tyla.

“O prêmio é justo”, avalia João Marcos Coelho, principalmente porque as obras gravadas pela Sinfônica de Birmingham são assinadas por um compositor polonês amigo do peito de Shostakovich, que só na última década vem sendo redescoberto. Seu nome é Mieczysław Weinberg, cujo catálogo contém 26 sinfonias, 7 concertos, 17 quartetos de cordas, 28 sonatas para instrumentos variados, 7 óperas, vários balés, música para 65 filmes e um Requiem. Como ficou esquecido e marginalizado? “Ora, Weinberg sofreu a repressão de duas ditaduras: primeiro a nazista, na segunda guerra; e depois na união soviética estalinista”, explica o crítico musical.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.