Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Fotos: Ronaldo Gutierrez
Fotos: Ronaldo Gutierrez O Encontro no Bar

O Grupo Tapa realiza uma mostra digital com transmissão direto do Teatro Aliança Francesa entre 31 de outubro e 12 de dezembro. O público poderá acompanhar uma peça diferente, todo sábado, por meio da plataforma Zoom. O Encontro no Bar, texto de Bráulio Pedroso escrito na década de 1970, abre a programação às 19h. Na trama, Brian Penido Ross, Clara Carvalho e Guilherme Sant’Anna narram as escapadas conjugais de dois amantes no bar de um hotel durante o período vespertino, para não levantar suspeitas.

A mostra do Grupo Tapa inclui dois espetáculos de Luigi Pirandello (1867-1936): Diálogo com os Personagens, com Brian Penido Ross, e Cecé, com André Garolli no papel principal. Outro título da programação é Uma Aventura Parisiense, de Guy de Maupassant (1850-1893), com a atriz Denise Weinberg, uma das fundadoras do Tapa, onde permaneceu por mais de 20 anos.

Em entrevista a Teca Lima, o diretor do Tapa, Eduardo Tolentino de Araújo, fala da programação on-line, comenta as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e faz um balanço dos 41 anos de trajetória do grupo. De acordo com Tolentino, “é impossível levar um barco sem temporais”. Ele cita que o grupo já enfrentou crises mundiais, planos econômicos no Brasil, um confisco da poupança, e agora está diante de uma situação inusitada, provocada pelo coronavírus”. Segundo ele, os 41 anos do Tapa significam “uma dedicação ao trabalho e a superação de todas essas intempéries, porque é uma paixão pelo ofício e uma paixão pela relação com o espectador”. Eduardo Tolentino de Araújo ainda cita a adesão do público à campanha SOS Tapa, que permitiu ao grupo superar os primeiros seis meses sem trabalho na pandemia e dar continuidade aos projetos.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.