Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem / Divulgação
Imagem / Divulgação Violino Volpone

Ouça a Entrevista com Chico Carvalho


O ator e radialista Chico Carvalho produz e apresenta a partir deste domingo (1.º) A Grande Orquestra do Mundo, nova série da Cultura FM composta de 13 programas semanais. Cada episódio terá uma jornada através dos principais movimentos da história do teatro ocidental, aproximando obras de dramaturgos consagrados com a estrutura de uma orquestra sinfônica e suas diversas dinâmicas sonoras. Chico Carvalho cita Beethoven e seu ímpeto romântico em direção à descoberta de novas formas do discurso musical, equiparando-se à solidão meditativa de Hamlet. Ou a celebração religiosa do teatro medieval e seus dramas na Paixão de Cristo, associando-se ao tempo cíclico e ornamental das composições de Bach. Os programas terão textos informativos, dramatizações, músicas e canções que ajudam a formar um cenário em que palavra e som se completam.

Em entrevista a Teca Lima, Chico Carvalho explica que A Grande Orquestra do Mundo é uma brincadeira a partir da grande máxima “shakesperiana” de que o mundo é um grande palco, e também emprestando o título da peça O Grande Teatro do Mundo, de Calderón de la Barca. “São dois autores que estão nesse período barroco e também aproveito um pouco da estética medieval, que trata do mundo como uma grande ilusão. Então todos nós somos personagens que representamos papéis”, explica.

Chico Carvalho é ator formado pela Faculdade de Artes Cênicas da UNICAMP, radialista pela Faculdade Cásper Líbero, mestre em Multimeios e doutor em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Foi professor da Escola Superior de Artes Cênicas Célia Helena, atuou em espetáculos como Estado de Sítio e Boca de Ouro, dirigidos por Gabriel Villela, e conquistou o Prêmio Shell de melhor ator em 2013 pelo papel em Ricardo III, (texto de Shakespeare e direção de Marcelo Lazzaratto).

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.