Ouça a entrevista com Diego Figueiredo
Diego Figueiredo sobe ao palco do Bourbon Street às 20h30, nesta quinta (12), para apresentar composições autorais e de nomes como Tom Jobim, Villa-Lobos e Gershwin. O repertório é uma variação do show “Do clássico ao jazz”, em que ele costuma mostrar um pouco da caminhada musical: desde a formação erudita, passando pelo jazz e a música brasileira. “Será um show solo, com esse meu lado mais técnico; eu e o violão”, conta Diego Figueiredo em entrevista a Teca Lima.
Apesar de ter o violão como referência, Figueiredo aponta a guitarra como seu instrumento principal. Foi com a guitarra que ele conquistou os principais prêmios da carreira. No Montreux Jazz Festival, na Suíça, foi premiado duas vezes como um dos três maiores guitarristas da atualidade, em 2005 e 2007. “A guitarra é meu instrumento do coração”, resume.
Aos 39 anos, Diego Figueiredo já lançou 26 CDs e 3 DVDs, e se apresentou em mais de sessenta países. O álbum mais recente Compilation, lançado em julho nos Estados Unidos, está entre os 50 discos mais tocados nas rádios de jazz do país. Trata-se de uma compilação, principalmente de temas autorais, lançados em 15 álbuns no Brasil, que permaneciam inéditos nos Estados Unidos. “É um disco que tem me trazido muita alegria”, diz o músico, não descartando a possibilidade de uma nova indicação ao Grammy.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS