Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

CREDITO FOTO: Divulgação/PSA
CREDITO FOTO: Divulgação/PSA O Guarany

Ouça a Coluna musical de João Marcos Coelho


A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) criou uma micro-ópera, lançada nas redes sociais, comemorando a estreia de O Guarany, há 150 anos, no Teatro Scala de Milão. A ópera de Antônio Carlos Gomes projetou o nome do compositor na Europa e trouxe reconhecimento para a produção operística brasileira no século XIX. Baseada no livro homônimo de José de Alencar, O Guarany tem como herói o índio Pery, e revela aspectos importantes da cultura brasileira da época.

Com direção musical do maestro Abel Rocha e concepção visual de Luísa Almeida, a OSSA construiu uma narrativa de 7 minutos e 17 segundos em torno de O Guarany. Um locutor narra a história baseada no romance de José de Alencar. E curtos trechos de árias e duetos famosos localizam os momentos-chaves da obra, com a participação da soprano Rosana Lamosa, do tenor Paulo Mandarino, do barítono Leonardo Neiva e dos baixos Saulo Javan e Anderson Barbosa.

“A Orquestra de Santo André comemora de modo original e adequado à pandemia, a passagem, em 2020, dos 150 anos da estreia da ópera de Carlos Gomes”, avalia o crítico João Marcos Coelho. Segundo ele, a ideia tem um viés didático, mas não se esgota no objetivo pedagógico.

O novo trabalho integra o projeto de micronarrações sinfônicas da Orquestra Sinfônica de Santo André, adequando as atividades nos últimos meses à linguagem atual da internet, em virtude da pandemia. Para João Marcos Coelho, a OSSA está fazendo a diferença nesse ano pandêmico de 2020, “em que a vida musical convencional parou abruptamente e interrompeu tudo o que se tinha planejado”. Várias ações especiais e inovadoras foram criadas para o período, como a Trilogia Trancafiada e as Microestreias da Quarentena.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.