Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Cultura FM
Cultura FM Homenagem a Almeida Prado

Ouça a entrevista com Maria Constança Almeida Prado Moreno


Neste sábado, dia 21, completam-se 10 anos da morte do compositor, pianista, regente e professor Almeida Prado, um dos compositores mais importantes da música brasileira de concerto.

Para homenagear o compositor e ex-colaborador da Cultura FM, Teca Lima, conversou, no Estação Cultura, com a violinista Maria Constança Almeida Prado Moreno, filha de Almeida Prado, que falou um pouco sobre o legado deixado por seu pai.

Nascido em Santos, em 1943, José Antonio Resende de Almeida Prado, ainda muito jovem, teve aulas com os compositores Dinorah de Carvalho, Camargo Guarnieri e Oswaldo Lacerda. Na Europa foi aluno de Nadia Boulanger e Olivier Messiaen.

Sua produção musical é marcada pela liberdade de criação e percorre caminhos e temáticas diversas, que vão da afrobrasilidade à astrologia, passando pelos temas ecológicos e místicos, sendo “Cartas Celestes”, de 2001, sua obra mais conhecida.

Aqui na Cultura FM, o compositor apresentou durante os anos 1980 o programa Acorde, além de séries especiais; e de 2005 até sua morte em novembro de 2010, estava à frente do programa Kaleidoscopio.

Desde agosto, a Cultura FM tem reapresentado, semanalmente, a título de homenagem, alguns destes programas apresentados por Almeida Prado ou que tiveram sua participação. No domingo, dia 22, às 19h acontece a transmissão do último programa da série “Celebrando Almeida Prado”, que foi ao ar originalmente em dezembro de 2010. E no próximo domingo, dia 29, as homenagens a Almeida Prado se encerram com a transmissão do concerto “Étude sur Paris” (Estudo sobre Paris), com a interpretação da Osesp, sob a regência de Claudio Cruz.

Veja Também: Almeida Prado - 10 anos sem o compositor

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.