Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Capa do álbum “Erinnerung – Gustav Mahler: Lieder”

Saiba mais sobre o álbum “Erinnerung” na coluna de João Marcos Coelho para o Estação Cultura:

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o novo disco, “Erinnerung – Gustav Mahler: Lieder” lançado recentemente, pela soprano alemã Christiane Karg.

No disco, Karg interpreta dezenove canções de Mahler, sendo que em duas delas, “Das himmlische Leben” (“A vida celestial”), da coletânea “A trompa maravilhosa do menino” e “Ich ging mit lust” (“Caminhava satisfeito por uma floresta verde”), a soprano é acompanhada pelo próprio compositor ao piano.

As gravações foram feitas em paper rolls (rolos de papel) que eram perfurados quando o pianista tocava. Depois estes rolos eram colocados no interior de pianos de armário com manivelas, que quando giradas, apertavam as teclas tal como o pianista o fizera na perfuração original.

Estes tipos de gravações fizeram muito sucesso nas primeiras duas décadas do século 20 e em novembro de 1905, em Leipzig, a Welte Mignon, uma das companhias especializadas em paper rolls, gravou o piano de Gustav Mahler tocando algumas reduções de seus lieder e pelo menos um de seus movimentos sinfônicos.

Além do acompanhamento de Mahler, nas outras canções que compõe o álbum, Christiane Karg é acompanhada por Malcolm Martineau.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.