Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Encenação de O Guarani com a Cia Ópera São Paulo

Saiba mais sobre a comemoração feita pela Cia Opéra São Paulo dos 150 anos da obra "O guarani" 

A série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, na qual artistas sobem ao palco sem plateia, apresenta nesta sexta (27), O Guarani, de Antônio Carlos Gomes. Gravada em outubro, a produção comemora os 150 anos da estreia da ópera no Teatro Alla Scala de Milão, na Itália.

A montagem é resultado da edição 2020 do Concurso de Canto Maria Callas, realizado pela Cia Ópera São Paulo com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Associação Amigos da Arte, responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso. A seleção de cantores foi feita de forma remota, e o projeto de apresentações acabou sendo reformulado, dando lugar a uma encenação virtual, com elenco reduzido e sem orquestra.

Baseado no livro de José de Alencar, O Guarani tem como herói o índio Pery, e revela aspectos importantes da cultura brasileira da época. Segundo Paulo Ésper, diretor da Cia Ópera São Paulo, a obra projetou o nome de Carlos Gomes na Europa e trouxe reconhecimento à produção operística brasileira no século XIX. “O Guarani segue sendo o ápice da ópera na América Latina, e Carlos Gomes o principal compositor de ópera das Américas”, resume.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura