Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Mutter e Barenboim

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho dedicada a Beethoven


Em todas as segundas-feiras, até o final do mês de dezembro, a coluna musical de João Marcos Coelho é dedicada a Beethoven, lembrando os seus 250 anos de nascimento, em 17 de dezembro de 1770.

Nesta segunda-feira a gravação escolhida foi a “Romança em sol maior opus 40”, com a violinista Anne-Sophie Mutter e a Staatskapelle Berlin, sob a regência de Daniel Barenboim.

A composição foi apresentada para ilustrar as notícias de que os dois músicos, Mutter e Barenboim – reverenciados no universo da música clássica –, realizaram na Alemanha, há cerca de quinze dias, concertos beneficentes para arrecadar fundos para a Fundação Orquestral Alemã que auxilia músicos freelancers, ou autônomos, e que estão sem trabalho há vários meses por conta da pandemia do Covid-19.

Tais notícias, lembraram João Marcos Coelho de uma carta que Beethoven escreveu em 15 de janeiro de 1801, a Franz Anton Hoffmeister: “Deveria haver um único Mercado de Arte no mundo; o artista simplesmente enviaria para lá as suas obras e receberia tanto quanto necessita; da maneira como as coisas são, cada um deve ser meio comerciante acima de tudo, e a sensação que isso desperta em mim – por Deus! – qualifico-a de lastimável”.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.