Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alex Flemming para o livro-caixa Archipelago
Alex Flemming para o livro-caixa Archipelago Foto de aterrisagem

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


Vinte artistas de diferentes linguagens foram convidados pelo editor Roberto Linsker a criar obras a partir do que estavam sentindo no início da pandemia do novo coronavírus. A ideia proposta precisava caber em uma folha no formato 66cm por 96cm, tamanho do papel que entra na bitola da gráfica durante a impressão. O resultado está no livro-caixa Archipelago, lançado pela Terra Virgem Edições.

Cada artista, à sua maneira, cumpriu o desafio. O fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro buscou imagens do acervo que abordam a fé. Alex Flemming indaga sobre o novo mundo onde iremos pousar, a partir de imagens de aterrisagem e de fotos da família, que é ligada à aviação. E o multimídia Guto Lacaz, responsável pela criação de traquitanas e exploração das possibilidades tecnológicas na arte, preferiu expor uma página dourada.

Para o editor Roberto Linsker, o objetivo foi criar um objeto de arte que aflore as sensações sobre a vida na pandemia. Ou, como escreve na apresentação de Archipelago: “a arte como barco, bússola e farol, como marola ou tsunami, arte para chegarmos vivos na praia, ainda que ofegantes.” O próprio Linsker participa do projeto, apresentando fotos que vasculhou no acervo pessoal, à procura de algum Brasil. “É cada vez mais perturbadora a sensação de não apreender o todo, de acordar acreditando e dormir com dúvidas, de ouvir uma afirmação que logo adiante é negada”, justifica.

Sem data para o lançamento presencial, o livro-caixa está sendo comercializado no site da Terra Virgem Edições, com tiragem limitada de 550 exemplares.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.