Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

PALAVRAS CRUZADAS, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas – Miguel Rio Branco
PALAVRAS CRUZADAS, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas – Miguel Rio Branco Série Billy's Triptych, 1984, de Miguel Rio Branco

Saiba mais sobre a mostra em uma entrevista de Cirley Ribeiro com Thyago Nogueira para o programa Estação Cultura:


O Instituto Moreira Salles apresenta mais de 200 obras de Miguel Rio Branco (1946), um dos mais respeitados nomes da fotografia brasileira contemporânea, em exposição em cartaz até maio de 2021. A mostra revisita a contribuição original do artista, que utiliza a fotografia como elemento básico de uma escrita visual, capaz de dar novos sentidos às imagens. Segundo o curador Thyago Nogueira, Rio Branco não utiliza a fotografia como ilustração. “Ele pega fragmentos de imagens, como um decote, uma cicatriz, ou uma víscera para tratar da dor, da solidão ou do erotismo, e imprime novos sentidos às fotos originais”, explica.

Intitulada Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, a exposição retrata a construção de uma obra singular, marcada pela experimentação e pelo cruzamento de diferentes linguagens, como a pintura, a música e o cinema. Para Thyago Nogueira, Rio Branco “usa as fotografias como notas musicais, que associa em dípticos, trípticos e polípticos, como quem compõe os acordes de uma melodia visual”. Filho de diplomata, o fotógrafo cresceu entre Espanha, Portugal, Brasil, Suíça e os Estados Unidos. Aos 73 anos, vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Para visitar a exposição é necessário agendar horário e seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.