Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Capa do novo álbum do violinista alemão Frank Peter Zimmermann

Ouça a coluna completa de João Marcos Coelho para o programa Estação Cultura:


Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o novo álbum do violinista alemão Frank Peter Zimmermann, lançado no final de novembro pela gravadora sueca BIS e disponível nas plataformas de streaming.

No disco, Zimmermann toca os Concertos nºs 1 e 2 para violino do compositor tcheco, Bohuslav Martinu e a Sonata para violino solo do húngaro, Béla Bartók. Nos concertos, o violinista é acompanhado pela Orquestra de Bamberg, sob a regência de Jakub Hrusa.

As três obras que compõe o disco são da primeira metade do século XX. O primeiro concerto para violino de Martinu data de 1920 e o segundo é contemporâneo da sonata para violino solo de Bartók. A peça de Martinu foi escrita em 1943, mas permaneceu inédita até 1973, enquanto a Sonata de Bartók foi composta em 1944 e é a última obra do compositor, que morreu no ano seguinte, em Nova York.

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o segundo movimento, Andante, do Concerto nº 1 para violino e orquestra de Martinu e também o segundo movimento, Fuga: Risoluto, non tropo vivo da Sonata para violino solo de Béla Bartók.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.