Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação OSP
Divulgação OSP OSP 2020 – Concerto da Primavera

Saiba mais sobre a Sinfônica de Piracicaba ser registrada como Patrimônio Imaterial na matéria que foi ao ar pelo Estação Cultura: 

Já reconhecida como entidade de utilidade pública, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) ganha também o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do município paulista. O parecer veio do Codepac, o órgão local responsável pela defesa do patrimônio cultural, após estudar a documentação enviada pela Associação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. O decreto com a decisão ainda será emitido pelo Executivo e publicado no Diário Oficial do Município.

Fundada pelo maestro Lázaro Lozano, com estreia em 24 de março de 1900, a OSP é apontada como o conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país. Ela teve diferentes nomes e, durante muitos anos, fez apenas concertos esporádicos, a partir do empenho de entusiastas da música erudita, ligados à Escola de Agricultura Luiz de Queiroz. Somente no início de 2015, com direção artística de Jamil Maluf, passou a ter atividades regulares e apresentações mensais. Os projetos socioeducativos em escolas da rede pública já atingiram mais de 36 mil crianças. Para o maestro Jamil Maluf, “entre as principais premissas da orquestra está a democratização da música clássica a todos os públicos”.

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba encerra a temporada 2020 em 19 de dezembro, no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, em programa com a participação da Cedan – Companhia Estável de Dança.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.