Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet

Tocar um instrumento musical proporciona um QI mais alto, de acordo com um novo estudo com mais de 4.600 voluntários.
Uma nova pesquisa afirma que aprender a tocar um instrumento musical aumenta a inteligência em 10 por cento.

Em um estudo de seis meses coordenado por DIYS.com , a maior comunidade DIY do mundo, 4.694 voluntários escolheram um novo hobby para praticar durante o isolamento do coronavírus. Entre os hobbies escolhidos estavam tricotar, fazer exercícios e aprender um instrumento.

Veja também: Karyn Bravo conversa com Luiz Felipe Pondé sobre Isolamento Social.


Os voluntários realizaram então um teste de QI, antes de serem agrupados de acordo com a atividade escolhida. Após seis meses, eles foram testados novamente e os pesquisadores indexaram e calcularam a média de suas pontuações.

O maior aumento de QI veio dos praticantes de música, com média de aumento de pontuação de 9,71%.

Antes de começarem a aprender um instrumento, a pontuação média de QI dos novos músicos era de 103. Quando foram testados novamente, seis meses depois, ele havia aumentado para 113.

As pontuações dos testes de QI, que são usados ​​para medir várias habilidades de raciocínio cognitivo, têm uma média de cerca de 100 em geral.
A produção musical superou outros hobbies, incluindo tricô, que teve um aumento de pontuação médio de 9,68%, exercícios (7,37%) e leitura (7,07%).

De acordo com o estudo, o instrumento mais popular foi o violão , com 31% dos voluntários optando por aprendê-lo.

Crédito da pesquisa: https://www.diys.com/