Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Capa da Gran Partita

Ouça a coluna musical completa de João Marcos Coelho:


A Serenata no. 10 em si bemol maior, K. 361, apelidada Gran Partita é destaque de João Marcos Coelho em sua coluna para o programa Estação Cultura.

Escrita para 13 instrumentos de sopro, a composição pertencia à tradição da harmoniemusik – música para sopros interpretada geralmente nas casas de quem as encomendava – e tem sete movimentos totalizando quase 50 minutos de música.

Em sua instrumentação, a Gran Partita conta com: pares de oboés, clarinetes, fagotes, cor de basset e quatro trompas. Destaque para o corno di basseto (clarinete mais grave) que foi inventado por Mayhofer em 1770 em Viena e usado por Mozart inclusive na Flauta Mágica.

Para aprofundar sobre a composição, João Marcos Coelho escolheu três faixas do recém lançado álbum da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdam: o Minueto: Allegretto da Gran Partita, e logo em seguida, de Beethoven, a Sétima Variação e a Coda Final das Variações sobre a ária La Ci Darem la Mano escrita por Mozart para Don Giovanni. Os interpretes das Variações são Miriam Pastor Burgos ao corne-inglês, e Nicoline Alt e Alexei Ogrintchouk aos oboés.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.