Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Adelante - A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil

Ouça a entrevista completa com Luiza Trindade:


Mulheres dispostas a enfrentar uma longa jornada - a pé, de carona ou de ônibus, sem dinheiro e sem alimento, grávidas ou com os filhos no colo - em busca de melhores condições de vida no Brasil. São venezuelanas, que chegam ao país primeiro em Boa Vista (RR), e depois se deslocam para cidades como o Rio de Janeiro. Foi lá, no bairro Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade, que a jornalista e cineasta Luiza Trindade acompanhou o dia-a-dia dessas mulheres. Diariamente, ao longo de seis meses, ela ouviu histórias de dificuldades, cansaço, dor e esperança, relatadas para o documentário Adelante: a Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil.

A ideia de realizar um trabalho sobre os temas imigração e refúgio era um desejo antigo da cineasta. Mas o foco nas venezuelanas acabou chegando de forma espontânea. “Eu moro no Rio, no Recreio dos Bandeirantes, e percebi que havia muitas pessoas falando espanhol no bairro. Comecei a abordá-las e descobri a existência da ong Pares Cáritas, local de abrigo dessas mulheres”, explica Luiza.

A jornalista e cineasta conquistou a confiança das personagens e, vencido o receio inicial, conseguiu relatos muito tocantes e carregados de emoção sobre a saga por uma vida melhor. Adelante - A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil tem coprodução do Projeto Celina e do jornal O Globo e apoio da ong Pares Cáritas.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.