Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Victor Moriyama | ISA
Foto: Victor Moriyama | ISA

Ouça a coluna do Jornalista Leão Serva:


Escritor, xamã e líder Yanomami, Davi Kopenawa saiu de sua comunidade na terra indígena, na floresta amazônica, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. E concedeu a entrevista à coluna de Leão Serva de sua casa, em Boa Vista. Ele conta que teve covid-19 e que a doença não é uma “gripezinha”.

Segundo o líder indígena, todos na comunidade – cerca de 200 pessoas – tiveram a doença. “Por sorte ninguém morreu, mas foi muito sofrimento”, explica. Davi Kopenawa também reclama da falta de assistência dos órgãos públicos e revela que a Secretaria de Saúde Indígena não conseguiu cuidar deles, “porque os funcionários tiveram covid”. Outros órgãos, como a Funai, que deveriam impedir a entrada de invasores, não o fizeram.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz desde 2020, Kopenawa teme o garimpo, as doenças e uma nova onda do coronavírus. A vacina já chegou à aldeia, pelo menos a primeira dose.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.