Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

foto: Marcelo Macaue
foto: Marcelo Macaue Pereira da Viola e Ricardo Vignini

Saiba mais sobre o festival online:


Mestres da viola abrem caminho para instrumentistas da nova geração no Violeiros do Brasil Festival Online. Nomes como Tavinho Moura, Paulo Freire, Roberto Correa e Ivan Vilela recebem jovens violeiros em sete apresentações gratuitas de 09 a 25 de abril.

Com direção musical de Myriam Taubkin e direção artística de Gabriel Fontes Paiva, o festival apresenta a diversidade, as tradições e a presença da viola na música contemporânea. Para Myriam Taubkin, que realizou o primeiro Violeiros do Brasil em 1997, no Sesc Pompeia (São Paulo), a viola está aberta a qualquer desafio: “é um instrumento solista que se impõe em qualquer formação, na música popular ou de concerto”, define ela.

A viola chegou ao Brasil com os colonizadores no século XVI, e nunca perdeu a vocação de festeira e de representante do gosto popular, conta Myriam. Mas como a prática do instrumento foi transmitida pela oralidade e com pouca escrita musical, há inúmeras possibilidades de invenção. Segundo Roberto Corrêa, que há quatro décadas se dedica ao estudo e pesquisa do instrumento, há seis tipos de viola no Brasil. “Cada região tem suas características, e a viola permite ao violeiro entrar na sua ancestralidade e criar algo novo e inusitado”.

O encontro da tradição e da inovação, promovido pelo Violeiros do Brasil, terá Tavinho Moura e Fabrício Conde (9 de abril), Passoca e Neymar Dias (10 de abril), Pereira da Viola e Ricardo Vignini (11 de abril), Adelmo Arcoverde e Laís de Assis (17 de abril), Paulo Freire e João Paulo Amaral (18 de abril), Ivan Vilela e Bruno Sanches (24 de abril), Roberto Corrêa e Cacai Nunes (25 de abril). A transmissão será gratuita, sempre às 20h.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.