Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / Cultura FM
Divulgação / Cultura FM Ismael Ivo

A morte do coreógrafo Ismael Ivo, membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, repercute na imprensa e nas redes sociais, com depoimentos de autoridades, artistas, profissionais da dança e de quem teve a chance de vê-lo nos palcos.

Ismael Ivo é mais uma vítima da Covid-19, encerrando a carreira reconhecida internacionalmente, aos 66 anos.

Sobre a trajetória e o legado de Ismael Ivo Teca Lima conversou, no Estação Cultura, com a coreógrafa Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança.

O ator e bailarino Jarbas Homem de Mello, apresentador do programa Talentos, da TV Cultura, deixou sua mensagem.

A trajetória internacional do bailarino e coreógrafo Ismael Ivo começou efetivamente em 1983, quando ele chegou a Nova York como bolsista da Escola e da Companhia Jovem de Alvin Ailey.

A vocação de solista se confirmou no La MaMa, o famoso teatro experimental da cidade americana. Lá o bailarino apresentou o solo “O Rito do Corpo em Lua”, espetáculo que já fazia sucesso em São Paulo e atraiu o olhar de Alvin Ailey.

O jornalista, crítico e tradutor literário Irineu Franco Perpétuo comenta a trajetória de Ismael Ivo.

Ismael Ivo é descrito na Enciclopédia Itaú Cultural como um autor de “criações marcadas por um caráter expressionista, preocupado em construir obras com base em memórias e experiências pessoais”.

Entre os prêmios recebidos, em 2010 ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural no Brasil. O nome de Ivo também figura no Dicionário Oxford de Dança.

A mezzo-soprano Inês Stockler, que apresentou na Cultura FM a série “Cantabile”, recorda-se da última vez em que se encontrou com o coreógrafo. Foi na Sala São Paulo, em homenagem recebida na final do programa Prelúdio, da TV Cultura.

Um homem que “tinha obsessão em aprender, sem medo de errar”. Assim o bailarino Ismael Ivo se definiu em 2017, em algumas entrevistas, ao assumir o cargo de diretor do Balé da Cidade, um dos corpos estáveis do Theatro Municipal de São Paulo.

O desejo de aprender, o interesse pela dança desde a adolescência, o talento e o apoio da mãe o levaram a grandes palcos internacionais.

Além dos cargos que exerceu em importantes instituições, como o Teatro Nacional Alemão e a Bienal de Veneza, Ismael Ivo participava de vários projetos audiovisuais. O pianista Fábio Caramuru, apresentador da série sobre Tom Jobim aqui na Cultura FM, teve a oportunidade de trabalhar com o coreógrafo.

DEPOIMENTO FABIO CARAMURU

Ismael Ivo permanece como um personagem inconfundivelmente paulistano, que faz parte da história da cidade e da dança de São Paulo. A opinião é da jornalista, curadora e crítica de dança Ana Francisca Ponzio, idealizadora do portal Conectedance.

Segundo ela, “Ismael Ivo é o paulistano que nasceu no bairro de Vila Ema e logo se agregou à intensidade artística da cidade, exercendo a vocação experimental e cosmopolita da dança paulistana, para em seguida se tornar cidadão do mundo. Entrou para a história”.

Ouça o depoimento de Ana Ponzio.

Em novembro de 2018, Ismael Ivo esteve no centro do Roda Viva, na TV Cultura; ocasião em que o programa ressaltou as principais características dos trabalhos do bailarino e coreógrafo: a elegância, a criatividade e os traços de brasilidade.

O Roda Viva também destacou a percepção de Ismael Ivo sobre os artistas brasileiros: “aqueles que mais podem contribuir para a reinvenção da arte nos mais diversos campos”.

Ele contou como manteve a identidade brasileira na carreira internacional, primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa, em países como Áustria e Alemanha.

Em outro momento no centro do Roda Viva, quando retornou ao Brasil depois de mais de três décadas de carreira internacional, Ismael Ivo falou sobre a cultura negra. 

Ismael Ivo teve como referências a obra de Mário de Andrade, a Antropofagia e a Semana de Arte Moderna de 22. Ao mesmo tempo em que desenvolveu uma carreira internacional com conexões pelo mundo, manteve as raízes nacionais. Perguntado no Roda Viva o que faz dele um dançarino singular, respondeu:

Ao bailarino e coreógrafo, Ismael Ivo nosso respeito e agradecimento pela importante obra.