Ouça a coluna de Leão Serva completa:
Primeira grande terra indígena demarcada no Brasil, o Parque do Xingu completa 60 anos em 2021, enfrentando uma combinação de ameaças: da covid-19 às queimadas, da devastação provocada pelo agronegócio ao desmonte das políticas indigenistas. Dar voz aos povos xinguanos, que continuam a ser exemplo de preservação da Amazônia e referência na luta por direitos indígenas, é o objetivo do podcast Xingu, terra demarcada. Destaque na coluna semanal do jornalista Leão Serva, a série em cinco episódios do Instituto Moreira Salles será lançada nesta quarta (14) e estará disponível na Rádio Batuta e em players de podcasts.
O Xingu é uma terra quase mítica para os brasileiros, afirma Leão Serva. Segundo ele, muitos antropólogos comparam o Xingu ao que acontecia com os gregos durante as olimpíadas. “Porque eram diferentes etnias, grupos e línguas vivendo de forma harmônica numa mesma região e se encontrando de tempos em tempos para grandes festas e grandes disputas esportivas”. A mais famosa delas é o Quarup, lembra o colunista, que cita obras inspiradas no ritual xinguano, como o romance de Antônio Callado e o filme de Cao Hamburger, além dos documentários produzidos para a TV Cultura pelo jornalista e ambientalista Washington Novaes (1934-2020).
O podcast Xingu, terra demarcada, reúne depoimentos dos líderes Tapi Yawalapiti e Ianukula Kaiabi Suiá, do ambientalista Ailton Krenak, dos antropólogos Carlos Fausto e Olympio Serra, do indigenista André Villas-Bôas, da fotógrafa Maureen Bisilliat e da curadora Naine Terena.
O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.
REDES SOCIAIS