Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Assessoria
Assessoria Antonio S. Victor Em plena tarefa c. 1950 gelatina e prata sobre papel 29,9 x 40 cm

Saiba mais sobre a exposição:


A Almeida e Dale Galeria de Arte inicia nesta quarta (14), de forma virtual, a exposição fotográfica Homens Trabalhando, com curadoria de Iatã Cannabrava. A mostra reúne 55 imagens sobre cenas de construção, realizadas entre 1946 e 1985 por 35 fotógrafos, entre eles, José Oiticica, Barbara Mors, José Yalenti, Eduardo Ayrosa, Maria Cecilia Agostinelli e Eduardo Salvatore.

Há registros de operários em grupos, nas ruas, em cima de construções, solitários ou carregando ferramentas, em meio a fios elétricos, trilhos de trens, fachadas de lojas e calçadas cheias. São retratos das transformações da capital paulista, aceleradas a partir da expansão cafeeira, do crescimento da indústria e da vinda de mão de obra migrante. O título é uma alusão ao trabalho do fotógrafo americano Lewis Hine, que registrou a construção do Empire States e o trabalho infantil nos Estados Unidos após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929.

Homens Trabalhando é a primeira exposição da Almeida e Dale Galeria voltada apenas a trabalhos fotográficos, e visa revisitar a história e entender o que o Brasil conseguiu construir com a fotografia a partir dos modernistas. Segundo Iatã Cannabrava, fotógrafos mudaram conceitos ao observar as grandes cidades e as transformações do espaço urbano brasileiro. Profissionais ligados ao Foto Cine Clube Bandeirante - diz ele - não inventaram o modernismo na fotografia, mas alcançaram patamares que poucos grupos conseguiram no mundo. “Ao mesmo tempo que ficaram conhecidos mais pelas formas e geometria, também tinham uma grande preocupação com o fazer na cidade, com o acontecer na cidade”.

A mostra pode ser acessada até 6 de junho no site da Almeida e Dale Galeria. Haverá também um ciclo de conversas, sempre aos sábados, até 29 de maio, sobre os temas da exposição. A primeira, já neste sábado (17), às 15h, reúne o curador Iatã Cannabrava, o crítico, curador e professor Rubens Fernandes Júnior e a fotógrafa Verônica Volpato.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.