Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: André Pacheco
Foto: André Pacheco Lideranças indígenas relatam situação na pandemia

O coronavírus chegou a todos os povos indígenas, nos lugares mais remotos, afirma Biraci Brasil, liderança histórica do povo Yawanawa, do estado do Acre. Em entrevista a Leão Serva, “Bira” destaca que “os grandes programas sociais não chegam à terra indígena, mas a doença não escapa”. E revela ter acreditado que a covid-19 demoraria mais a atingir a floresta.

Biraci Brasil é o grande responsável pelas decisões que levaram à recuperação cultural de seu povo na década de 1980, quando os Yawanawa eram considerados extintos pelo governo do Acre. Viviam oprimidos pelo racismo e envergonhados de sua condição indígena. Sob a liderança de “Bira” expulsaram os pastores evangélicos que destruíam a cultura tradicional e retomaram sua condição, adotando o ensino da língua original como prioritária. Os Yawanawa tornaram-se conhecidos internacionalmente e criaram um modelo de empreendedorismo, exportando produtos para fábricas de cosméticos.

No Vale do Javari, no Amazonas, o líder Clovis Marubo também precisou enfrentar os pastores evangélicos, ainda presentes na região com a conivência da FUNAI. A luta foi contra as fake news que tentaram atrapalhar a vacinação contra a covid-19. Mas a maioria dos indígenas do Vale do Javari já foi vacinada, e ele espera que a campanha seja concluída até maio.

Beto Marubo, outra liderança da Terra Indígena Vale do Javari, dedica-se à causa dos índios isolados do Brasil. A área, localizada no extremo oeste do Estado do Amazonas, tem a maior concentração de índios isolados do mundo: 10 referências já confirmadas e 6 informações que ainda dependem de confirmação. “Nossa preocupação com a pandemia continua em alerta máximo”, reforça o líder Marubo.

As três lideranças foram escolhidas por Leão Serva pela representatividade e relevância no movimento indígena, mas também “porque falam português exatamente como nós paulistanos. E gravaram as entrevistas por Whatsapp, em celulares iguais aos de tantos outros brasileiros”, explica o jornalista. Ele também apresentou uma música tradicional dos índios Yawanawa em coro liderado pelo cacique Biraci Brasil.

Ouça a música:

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.