Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução Cena de “Mandayaki e Takino”

Saiba mais sobre a exposição:


O Kinolab Tela Digital apresenta de 21 a 25 de abril uma seleção de curtas-metragens brasileiros que destacam o isolamento durante a pandemia, causas sociais e o processo de criação de grupos e coletivos. As 20 produções da mostra foram finalizadas em 2020 e 2021, representando os estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é dar visibilidade a realizadores de comunidades periféricas, cidades do interior e aldeias indígenas.

A programação está organizada em eixos temáticos. Cinema de Causa reúne títulos produzidos com o espírito de engajamento, como Janelas do Vidigal, de Luciano Vidigal. O curta apresenta relatos de moradores da comunidade no Rio de Janeiro sobre a pandemia de covid-19.

O programa A União Faz o Filme destaca iniciativas audiovisuais como Banzo, produção dirigida por Rafael Luan, do Ceará. O título conta a história de Joana, mulher que leva uma vida pacata na periferia de Fortaleza até receber a notícia do assassinato do filho pela Polícia Militar.

O Kinolab Tela Digital também apresenta o tema Processos de Criação, destacando a construção criativa de personagens e protagonistas. E o eixo Isolamento e Pandemia reúne filmes como Temporal, de Minas Gerais, O Tempo Dilatou, do Ceará, e Despoético, de Natália Grego, de São Paulo. É um retrato experimental do sentimento vivenciado pela autora na pandemia: uma animação visual e sonora sobre tudo aquilo que não tem nome.

Os filmes concorrem a prêmios de R$ 3 mil, e os principais destaques serão exibidos no 32º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, no mês de agosto. Além das exibições, o Kinolab Tela Digital inclui uma série de webinars sobre temas como economia criativa na produção audiovisual, gestão de projetos de baixo orçamento e iniciativas coletivas.

O projeto foi viabilizado pelo Edital ProAC Expresso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Lei Aldir Blanc. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente no site da Associação Cultural Kinoforum.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.