Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Assessoria
Assessoria Quem conta um conto, aumenta um sonho

Saiba mais sobre o projeto:


Quem conta um conto, aumenta um sonho é o título do projeto idealizado pelo ator Plínio Meirelles, que leva teatro para comunidades vulneráveis na região sul de São Paulo. Financiado pelo edital CONDECA de 2019 e realizado pela Cia. dos Afetos, em parceria com a ONG AME, o projeto precisou ser adaptado durante a pandemia. Os moradores recebem um conto filmado na tela do celular e um “kit sensorial” com ingredientes relacionados às histórias. O pacote que acompanha, por exemplo, o conto O afogado mais bonito do mundo, de Gabriel García Márquez, contém itens como uma concha para ouvir o mar, uma água de coco, um chocolate em forma de baú do tesouro e sais de banho com aroma do oceano. “A ideia é que a família acompanhe a história de forma mais imersiva e sensibilizada”, explica Plínio Meirelles.

A ideia do projeto surgiu em 2019, quando o ator gerenciava atividades na ONG AME, visitando áreas vulneráveis da região do Jabaquara junto com o serviço social da Prefeitura de São Paulo. Nesse período ele percebeu como era difícil para os moradores expressar sentimentos e necessidades. Após uma fase experimental, Plínio Meirelles conseguiu financiamento pelo edital CONDECA, viabilizando as apresentações de seis atores nas comunidades de Americanópolis e Vila Clara. Antes da pandemia, cada ator visitava 50 famílias mensalmente, levando figurino e instalando um cenário nas casas dos moradores, a maioria barracos ou construções irregulares. Uma caneca do projeto era entregue, para um café e bate-papo após as apresentações.

O próximo envio de kits e contos filmados do projeto Quem conta um conto, aumenta um sonho será no dia 26 de abril para 170 famílias nas comunidades Americanópolis e Vila Clara. As ações podem acompanhadas no Instagram @aumentaumsonho

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.