Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Assessoria
Assessoria Beatriz Monteiro - Pequenas Elegias

Saiba mais sobre o projeto:


Um banco de dados virtual irá divulgar e democratizar o acesso aos conteúdos produzidos por mulheres fotógrafas, cis ou transgênero. É o Mulheres Luz, que será lançado nesta terça (27) com uma exposição de 12 fotógrafas, leituras de portfólios e conversas virtuais.

A plataforma é uma iniciativa da curadora, produtora e editora Mônica Maia, que trabalhou na Agência Estado e no Jornal Folha de São Paulo, é sócia da Doc Galeria e atua como produtora da Mostra SP de Fotografia. Segundo ela, a ideia surgiu da necessidade de concentrar em um mesmo ambiente a produção potente de fotógrafas brasileiras e gerar um diálogo entre temas, territórios e gerações. O banco de dados também será uma ferramenta para o mercado, permitindo uma maior contratação de mulheres fotógrafas. Outro objetivo é mapear as atividades que formam a cadeia do fazer fotográfico: diretoras, assistentes, críticas e jornalistas especializadas.

Cinquenta nomes inauguram a plataforma. Eles foram selecionados entre 463 inscrições e 726 projetos de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de Inglaterra e Chile. Novas convocatórias serão abertas, e a próxima está prevista para 1.º de maio.

O festival Mulheres Luz teve consultoria da professora Simonetta Persichetti, produção executiva da Frida Projetos Culturais e pesquisa de Ivana Debértolis. O evento é gratuito e está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo Edital ProAc Expresso Lab 40/2020 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A transmissão pode ser acompanhada no canal do projeto.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.