Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acervo Instituto Mario Cravo Neto/Instituto Moreira Salles
Acervo Instituto Mario Cravo Neto/Instituto Moreira Salles Festa de Yemanjá, Salvador, década de 1990

Saiba mais sobre a exposição:


O Instituto Moreira Salles inaugura exposição dedicada ao fotógrafo Mário Cravo Neto neste sábado (01), quando também reabre ao público para visitas presenciais. Mário Cravo Neto: espíritos sem nome apresenta fotografias, vídeos, desenhos, álbuns, documentos e instalações do artista baiano. A exposição, prevista inicialmente para o mês de março, teve a abertura adiada devido à fase emergencial de controle à pandemia no estado de São Paulo.

Nome central da arte brasileira do século XX, Mário Cravo Neto investigou temas como a religiosidade, a natureza, o gesto e o sagrado. O artista nasceu em 1947, em Salvador, e morreu em 2009. Além de fotógrafo, foi desenhista, escultor e cineasta. Essas diferentes vertentes artísticas são o foco da exposição no Instituto Moreira Salles, com curadoria do crítico de arte e professor da PUC-Rio, Luiz Camillo Osorio. “Mário Cravo Neto é um artista plural, trazia a escultura em seu DNA, e sempre usou a fotografia enquanto expressão poética”, diz o curador.

O fotógrafo possui obras em coleções de arte contemporânea de instituições como o MoMA, de Nova York, e o Museu Reina Sofia, na Espanha. O título da exposição, “espíritos sem nome”, vem de um livro inacabado do próprio Mário Cravo Neto.

A visitação pode ser feita até 26 de setembro, no Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, 2424. A entrada é gratuita, mas é necessário agendar o horário de visita e seguir os protocolos de segurança.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.