Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Cultura Brasil
Cultura Brasil Estúdio da Cultura Brasil

Saiba mais sobre a migração da Cultura Brasil para 77,9 MHz:


A Rádio Cultura Brasil começa a operar na faixa FM estendida nesta sexta (07), quando será possível sintonizar a programação de música brasileira na frequência 77,9 MHz e também em ondas médias, na atual faixa AM 1200. A migração foi autorizada pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – que concedeu à Fundação Padre Anchieta uma licença para fins científicos experimentais até a outorga definitiva.

A migração de emissoras que atuam na faixa AM para o espectro do tipo FM visa melhorar a operação e a plena sintonia, muitas vezes prejudicada por ruídos e interrupções. O ganho de qualidade sonora é o grande benefício para os atuais ouvintes da Cultura Brasil e para novos públicos que poderão conhecer a programação de música brasileira, avalia o diretor das rádios, Alexandre Tondella.

A mudança para o dial FM é uma reivindicação das cerca de 1200 emissoras que operam na frequência AM, entre 520 e 1710 kHz, fato que já ocorre em algumas cidades. Nos grandes centros urbanos, porém, não há espaço para a migração porque o espectro já está todo ocupado. A chamada FM estendida se tornou a solução para locais como a capital paulista. Com o desligamento da TV analógica (canais 5 e 6) abriu-se espaço na faixa de radiofrequência. O número de emissoras que a FM estendida poderá abrigar entre 76,1 e 87,5 MHz está condicionado a uma série de fatores, segundo a Anatel. Não provocar interferências entre as rádios é uma delas.

A nova frequência da Rádio Cultura Brasil em 77,9 MHz pode ser sintonizada em novos aparelhos, em rádios de veículos fabricados a partir de 2019 e em celulares que já contêm o aplicativo com a faixa estendida de FM. Alguns modelos mais antigos de celular também conseguem sintonizar a Cultura Brasil; basta alterar a configuração do aplicativo de FM para Ásia ou Japão.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.