Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Recado dos indígenas aos garimpeiros

Ouça a coluna completa de Leão Serva:


Duas crianças Yanomami, de 1 e 5 anos, morreram no tiroteio na comunidade Palimiú, no dia 10 de maio. Os ataques de garimpeiros na terra indígena Yanomami, em Roraima, não são fatos isolados, afirma Leão Serva. A presença de garimpeiros e a influência do crime organizado foram intensificadas nos últimos dois anos. O jornalista adverte que as autoridades não têm tomado providências para reprimir a ação ilegal, aumentando a atividade do garimpo e a agressividade contra os indígenas. Cerca de 30 mil garimpeiros atuam na região, número semelhante à população indígena na terra Yanomami.

Leão Serva avalia que a situação pode repetir o genocídio indígena ocorrido no fim dos anos 1980 e início de 1990, assunto já abordado na coluna semanal. Na época, a ação do Exército brasileiro e da Polícia Federal conseguiu interromper os ataques em terra indígena. "Enquanto isso não for feito, outros Palimiús vão acontecer", alerta.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.